Lido Finance: Espiral da Morte na Ethereum?
E se eu te dissesse que a Ethereum possuí uma fragilidade que poderia levar à uma espiral da morte assim como ocorreu com a Terra LUNA?
Bom, ao menos esse é o boato que rola no mercado cripto últimas semanas, e essa fragilidade não seria interna à própria Ethereum, mas estaria sendo criada por um protocolo chamado Lido Finance.
A primeira coisa que fizemos ao tomar o conhecimento dessa informação foi investigar com profundidade a Lido, e hoje vou contar para vocês tudo o que descobrimos.
O que é Lido Finance (LIDO)?
Como sabemos, a Ethereum está em transição para adotar o modelo de Proof of Staking, e o que as blockchains desse tipo tem em comum é a possibilidade de fazer staking de criptos.
Staking é “trancar” as suas criptos para ajudar a validar a rede em troca de uma rentabilidade que muitos chamam de renda passiva.
Atualmente já é possível fazer o staking de Ethereum na Beacon Chain, que é a camada da rede que já está sendo preparada para a transição para o Proof of Stake.
Não precisamos nos aprofundar em termos técnicos aqui, mas o importante é entender que colocar suas criptos em staking tem benefícios e malefícios.
O principal benefício de colocar uma cripto em staking é obviamente receber essa renda a partir das criptos que você já possui, mas o malefício é que obviamente elas ficam travadas durante um período (isso significa que você não vai poder vendê-las a qualquer momento: é uma perda de liquidez).
A Lido Finance busca trazer um serviço que possibilita o benefício do staking sem o malefício: é o que chamamos de staking líquido.
O Serviço da Lido Finance
O staking líquido, serviço realizado pela Lido Finance, consiste em realizar o staking de um token para um usuário e em troca fornecer para ele um token chamado “stETH”, que confere ao seu detentor os “dividendos” do staking.
Leia também: Porque as DEFI estão caindo
A grande sacada é que o stETH pode ser movimentado livremente enquanto o ETH (token da Ethereum) está travado na rede. O stETH é de certa forma um atestado que você possui um token ETH em staking.
A grande questão aqui é que no mercado os preços do ETH e stETH podem variar. Um stETH pode valer 0,95 ETH no mercado por exemplo – o que aconteceu durante o pânico do mercado envolvendo Terra LUNA e acabou lembrando alguns usuários da perda de paridade que o UST teve com o dólar.
Eaí? Será que a Lido pode estar criando na Ethereum um risco sistêmico que espiral da morte como aconteceu com Terra LUNA?
Isso NÃO é uma Terra (LUNA)
É importante deixar claro uma coisa: até o momento não existem evidências que a Lido possa provocar uma espiral da morte na Ethereum.
Diferentemente da lógica da Terra LUNA com o UST, na Lido de fato existe um ETH travado para cada stETH em circulação, e isso é travado de acordo com os contratos inteligentes.
Um medo exacerbado, mesmo que possa fazer o preço do stETH cair, não afeta a blockchain da Ethereum no sentido de fazer o preço do ETH cair mais e mais, a tendência é que aconteça uma arbitragem no mercado.
Por que a Lido pode ser perigosa?
Apesar de não poder provocar uma espiral da morte, a Lido ainda pode representar um risco para a Ethereum.
Hoje 31% dos ETH em staking que garantem a segurança da rede passam pela Lido. Isso não gera um risco de governança concentrada porque esse ETH está distribuído pelo contrato inteligente entre muitos operadores menores, mas poderia se tornar um risco em um cenário catastrófico.
No caso de todo o stETH valer muito menos, mesmo que temporariamente, do que o ETH (por exemplo 1stETH ser negociado no mercado por 0,1 ETH), poderia ocorrer uma compra massiva de stETH por um único player.
Esse player, após o medo do mercado passar, teria adquirido uma quantia muito considerável de ETH por um valor descontado em 90%.
E…com tanto ETH, por exemplo 31,1%, isso poderia se transformar em um grande problema de segurança para a Ethereum.
O que o Time da Ethereum está Fazendo?
Por enquanto o time de desenvolvedores da Ethereum ainda não está se concentrando em encontrar respostas para esse cenário envolvendo a Lido, e de fato faz sentido que a próxima atualização da Ethereum seja tratada com prioridade (The Merge, que deve acontecer em agosto).
O cenário hipotético em que a catástrofe ocorre com Lido é muito improvável e depende de muitas premissas que não sabemos ao certo se podem ocorrer. É muito diferente do caso de Terra LUNA, que de fato ameaçava o preço do ativo com risco considerável.
Apesar disso, estamos falando de uma realidade com a qual a Ethereum terá que lidar e com a qual nós vamos ter que continuar de olho!
Sobre o Autor
0 Comentários